9 de novembro de 2013

O reino das cores

"Na Índia onde quer que você vá tudo é muito colorido...Extremamente colorido!

As cores inspiram, anestesiam, fascinam, estimulam, apaziguam, trazem sensações, geram sensações, lembranças, sentimentos, estimulam nossos sentidos e desejos.

A cultura indiana acredita que as cores, além de controlar os aspectos físicos e espirituais do ser humano, exercem uma imensa influência sobre as situações do cotidiano. A escolha das cores das roupas, dos ambientes e dos alimentos são extremamente importante para cada momento. As cores estão sempre ao nosso redor e causam um impacto poderoso em nosso estado de espírito.

O povo indiano, com suas cores e músicas vibrantes, também vê nos festivais uma forma de festejar, dançar e trocar boas energias com amigos e família. Os feriados e festivais indianos seguem um calendário lunar, mudando a cada ano. Um dos eventos mais conhecidos é o Holi, o Festival das Cores, que simboliza a chegada da primavera. Além de cantar, dançar, beber e comer, as pessoas ainda atiram umas nas outras água colorida e um pó de tinta de cores fortes, deixando todo mundo pintado dos pés à cabeça.

No entanto, o espetáculo colorido mais autêntico e generoso você encontra nas ruas. Basta olhar para as roupas das pessoas que uma simples fila para comprar o bilhete de trem se transforma em uma sensacional passarela de cores. Azul, vermelho, rosa, amarelo, verde, roso, etc. é inspirador ver como a cultura indiana é rica em cores.

Isoladamente ou compostas, as cores formam um primeiro plano vibrante e alegre sobre um fundo cinza, que representa a pobreza e a falta de limpeza das cidades. A distância entre amar e odiar a Índia corresponde a distância entre olhar para o primeiro plano colorido ou para o fundo cinza.

A importância dos pigmentos para os indianos:

Os pigmentos são materiais essenciais na vida e no cotidiano de milhões de indianos. Os pigmentos são utilizados para fins religiosos e simbólicos; na culinária, na cosmética, na arte, nos rituais domésticos, entre outros.

Na Índia, os tecidos multicoloridos que as mulheres vestem são na maioria feitos com esses pigmentos, que dão aquelas cores fortes e vibrantes e que nos maravilham a visão com a beleza das estampas. Essa profusão de cores eles chama de Rang Birangi (super colorido).

Seguem algumas especificações sobre as cores na filosofia indiana:

Vermelho: é uma cor auspiciosa e representa o poder espiritual que supera a maldade. Motiva e aumente a vitalidade. Traz poder, coragem e força de vontade. Além de reforçar a lealdade ainda inflama a paixão e o desejo. Mas deve ser usada com precaução, pois em excesso pode gerar raiva, ansiedade e agressividade.

Laranja: é uma cor que estimulada a sensitividade, generosidade e a compaixão. Representa o fogo sagrado que queima as impurezas e lembra a busca da iluminação espiritual. Esta cor estimula a nossa energia e alegria de viver. Excesso de laranja em um ambiente ou na roupa pode gerar agitação e tensão nervosa.

Amarelo: Representa a luz espiritual que ilumina a verdade. Estimula a mente e o intelecto para adquirir sabedoria e clareza, aumentando a nossa força interior e auto-estima, gerando assim, criatividade e curiosidade. Ficar exposto a esta cor por demasiado tempo tende a tornar a pessoa excessivamente perfeccionista.

Verde: Nos rituais hindus usa-se folhas verdes de plantas sagradas para expressar a importância da natureza. Uma cor que estimula a harmonia, o equilíbrio e os sentimentos de calma. Gera propriedades terapêuticas, estimulando a saúde. Está associada com rejuvenescimento e renovação.

Azul:Esta cor inspira a harmonia, serenidade e acalma as emoções. Representa o lado frio da natureza. Um ambiente com esta cor ajuda a acalmar a mente, promover a verdade e a fé. Mas tome cuidado, pois o excesso de exposição a esta cor gera sensação de depressão e isolamento.

Violeta: Na cultura indiana esta cor é comumente usada nas mandalas. Uma cor que inspira respeito e inspiração. Um ambiente com esta cor inspira a meditação e tranquilidade. Dispersa a depressão e induz à reflexão positiva. Gera um ambiente apaziguador, mas a exposição demasiada torna a pessoa muito auto centrada e distante do mundo.

Índigo: Esta cor reforça a nossa intuição e imaginação. Nos ajuda a olhar para dentro, para que se possa compreender a verdadeira natureza da nossa alma e nosso respeito com a existência. Cria um equilíbrio e estabiliza as emoções e sentimentos.A exposição excessiva gera cansaço e fadiga.

Branco: Para o hinduísmo o branco representa a pureza e nobreza que gera pensamentos e ações puras. Uma cor que remete paz e conforto. Promove a purificação da alma, do corpo e da mente."

Fonte: Tríplice Cor


Olhe mais, saiba mais:
E agora? Que cor escolher?! As cores fazem parte de nosso cotidiano, todos nós utilizamos-as, para geração de efeitos dos mais variados, seja você indiano ou japonês, criança ou adulto, artista, designer, arquiteto, artesão ou linguista. O quê?! Linguista?! Sim! Os linguistas atuam nos processos de revisão de textos e etc. Assim, para instruir melhor a revisão para o autor do texto, utilizam-se das cores, elas fazem  parte do conjunto de ferramentas do processo de revisão de textos. Quer saber mais sobre revisão de textos?! Acesse Revista Trama em Texto