23 de outubro de 2013

Diz a lenda...

"O Festival Holi está associado a uma lenda que conta que o Holi antecende em muitos séculos o nascimento de Cristo e são muitas as lendas que explicam o seu surgimento, em geral remetendo ao temível Rei Hiranyakashyap. O Rei Hiranyakashyap queria que todos ao seu redor o venerassem, porém seu filho Prahlad adorou uma entidade diferente, o deus Vishnu. Assim,o Rei tentou de várias maneiras matar seu filho e em todas as tentativas Prahlad se manteve ileso. Finalmente, o Rei combinou com a irmã de Prahlad, Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela entraria em uma fogueira com Prahlad em seus braços para matá-lo. No entanto, Holika, não sabia que o seu poder de enfrentar o fogo seria anulado quando ela entrasse na fogueira com outra pessoa. Prahlad orou ao deus Vishnu, pedindo que o protegesse. Vishnu reconheceu a bondade e a devoção de Prahlad e o salvou enquanto Holika queimava até a morte.... O Festival celebrada a vitória do bem contra o mal e o triunfo da devoção."

O Holi também está associado a uma lenda entre o amor de Radha e o Senhor Krishna, que foi reencarnado de Vishnu. A "razão pela qual os hindus mancham de tinta (rosa) em pó seus rostos é porque se diz que o Senhor Krishna estava com ciúmes do caráter lúgubre de Radha. Então, sua mãe lhe disse para manchar  de cores seu rosto, para que mudasse sua aparência" (Tradução nossa)

Essa lenda tornou-se uma tendência e uma parte das festividades do Holi. Para ler mais sobre a lenda que é comemorada no Holi, acesse a fonte: Incredibleart